top of page

Sétimo Capítulo

 

Em 26 de fevereiro de 1983 iniciam-se as Reuniões da UBT São Paulo-SP no Instituto de Engenharia. Elas vão assumindo um caráter administrativo, com pauta de decisões e comunicados de Concursos. As Trovas são apresentadas por todos os presentes. O Trovador Arthur F. Baptista proferiu Palestra com o Tema São Francisco de Assis, e recebido aplausos e mimos alusivos. Vai-se delineando uma importante parte da Reunião, que viria a ser chamada Um Trovador em Foco. Prepara-se o Concurso Interno e Concurso do Informativo. Em 14 de maio de 1983, ilustres visitantes se somam aos associados e se introduz o espaço Nada de Trova com a Trovadora Marilita Pozolli declamando suas poesias. Menciona-se o Lanche da Amizade e decide-se pelo Temas do Concurso Interno: LÁGRIMA  MATRIZ  POENTE.

 

O I Concurso Nacional de Trovas de São Paulo sob patrocínio da Drogasil, com os Temas: PASSADO  PRESENTE  FUTURO. São distribuídos troféus, diplomas e brindes. A Reunião de 25 de julho traz como novidade, a apresentação do novo cabeçalho do Informativo, desenhado por Mario Beltrame, que recebeu uma coleção de Drogazetas. Esse lay-out do Informativo é a marca eterna que hoje, em 2010 entra nos 390 números mensais. Em agradecimento a Mario Beltrame, artista plástico de traço memorável e marcane nos diplimas, troféus e textos da Seção.

 

O ano de 1983 faz transparecer nas Atas, escritas pela Trovadora Sara Kanter, um grande entusiasmo. Rodada de Trovas, vários Concursos em andamento; sugestões. Mas a partir de 3 dezembro o novo endereço: A Cada de Portugal. Em 24 de março, já na Casa de Portugal onde permaneceria por muitos anos, a Reunião assume em definitivo, o formato organizado da Pauta. Associados com outros relacionamentos Sociais se mobilizam para que seus censos realizem também Concursos de Trovas: Fernando Costa apresenta a proposta do Concurso do Elos Clube. Surge o livro didático Método para Trovar. Já formados os grupos de Trovadores Veteranos e Novos Trovadores.

 

Seguem-se no ano de 1984 as reuniões na Casa de Portugal, com apoio de seu Diretor Fernando Campos. As reuniões já traduzem preocupações sobre a técnica da Trova, prenunciando o que mais tarde seria o objeto das Oficinas de Trova que o Mestre Izo Goldman realiza.

O Presidente contesta um comentário de que ... o movimento trovadoresco estaria regredindo.... Para tanto, anunciou várias Delegacias e Seções sendo formadas e 11 Concursos em andamentos no ano de 84. A reunião de 14 de julho foi organizativa da Tarde da Trova que seria Realizada no Terraço Itália em 29 de setembro. Nesta Reunião Festiva, uma Chuva de Trovas Coloridas lançadas mais de 3.000 Trovas no céu de São Paulo. Com a presença de Trovadores do Rio, de Santos, Taubaté, Bauru, Guarulhos, Santo André, Ribeirão Pires e São Vicente. É realizada o Concurso Relâmpago, assim chamado porque, de surpresa se apresenta um tema e Trovadores presentes confeccionam a Trova. Nesta Reunião, o Tema Minioatura foi vencido por Domitilla Beltrame.

 

A favela, à luz da lua.

É um presépio em miniatura,

mas, ante o sol, triste e nua,

tem, de um calvário, a estatura...

 

O almoço oferecido pelo Terraço Itália, um restaurante histórico da cidade, localizado no Edifício mais alto do Centro de São Paulo. A festividade se encerrou com a palavra de Carolina Ramos, Presidente da Região Sul da UBT.

 

O ano de 1984 viu a eleição da 1ª Diretoria, realizada a 27 de outubro, a qual conduziu a Seção no biênio 1985/86.

 

O ano se encerra na reunião de 1º dezembro de 1984 com o balancete da situação financeira, sob responsabilidade de Izo Goldman que, assim, começa a amealhar um modesto patrimônio angariado entre os associados. A Drogazil segue no apoio, publicando Trovas na Revista Drogazeta, ofertada em todos os postos filiais.

 

A média de presença em 1984 gira em forma de 45 Trovadores nas Seções.

​© 2015 por Selma Patti Spinelli.

UBT Seção São Paulo - SP

 

 

Expediente do Informativo: Selma Patti Spinelli,

 

Edição do Site: Selma Patti Spinelli, Tel (11) 5561-2730

bottom of page