
![]() |
---|

União Brasileira de Trovadores
Seção São Paulo - SP
"A Trova, acima de tudo, faz amigos!" (Izo Goldman)
Quarto Capítulo
A partir de 15/03/1980 as Reuniões da UBT - SP crescem e passam a ser realizadas no Instituto de Engenharia. O Trovador Dias Monteiro, então Presidente Estadual relata as atividades nestas reuniões bimensais e além da Trova haveria sempre uma palestra. Nesta data Lenyra Fracarolli explanou sobre "Bibliotecas Infantis", em especial a Biblioteca Monteiro Lobato. Nesta reunião anunciava-se premiações: a Trovadora Ruth Souza Nilo A. Araujo foi premiada em Concurso do Rio de Janeiro. Ainda nesta reunião é anunciado o III Concurso Interno da UBT - SP.
E assim seguem-se as reuniões do ano de 1980 com presenças que até hoje, 2010 ainda labutam no movimento Trovístico, como Carolina Ramos, a Presidente Regional Sul e Claudio de Cápua. Notam-se presenças marcantes no mundo cultural como a jornalista Alburquerque e a especialista em Esperanto Elvira Fontes. Trovadores de outros estados e cidades também compareciam e anunciavam as suas atividades, tornando a reunião de São Paulo um centro de irradiação: Ondina Ferreira, Ruth Lopes e Vany Reis de Souza provenientes do Rio Grande do Sul. Intervenções curiosas são registradas: Marilita Pozzoli lança nova edição de seu livro. Fernando Costa traz Jornais como "O mundo português". O Jornal da Casa do Poesta - "Fanal", chega por meio de Lacerda Junior.
Em Portugal a associada Lila Ricciardi Fontes ganha o concurso "Quadras de São João". Este fato prenuncia o papel que a UBT - SP iria desempenhar ao longo da sua história ganhando concursos. São Gonçalo e Sete Lagoas anunciam seu concursos. Assim o Presidente Izzo Goldman vai descorrendo sobre tudo o que acontece e preconiza o futuro, ou seja, que a Trova ira crescer e se tornar o Movimento Literário mais amplo do Brasil.
Segue o ano de 1980 e a 20 de setembro realiza-se no restaurante do Terraço Itália, um dos mias chiques da cidade a grande festa "A Tarde da Trova" com Trovadores, convidados, visitantes e entidades ao todo 72 pessoas. Compareceram os ilustres: Carlos Guimarães, o Presidente Nacional; Carolina Ramos, Dias Monteiro, Sebas Sundfeld, Cláudio de Cápua, Luiz Máximo, Ney Damasceno, Octávio Venturelli - Márcia e João Freire Filho. Havia muitos patrocinadores que ofereceram brindes e livros. A Trovadora Maria Dinorah representa o Rio Grande do Sul.
Os Troféus oferecidos pelo Terraço Itália eram miniaturas do prédio; jovens promissores eram agraciados, como Cipriano F. Gomes, e Alice Boeno da Silva, também foram premiados: Izo Goldman, Maria Teresa G. Noronha, Marilita Pozzoli, Maristela Giorgi e Sara Mariany Kanter (a Trovadora que secretariou as atas que nos servem de fonte). Parece ser essa a data inicial de uma prática muito comum: O Concurso Relâmpago até hoje praticado.
O ano de 1980 se fecha com mais duas reuniões normais em 8 de novembro e 13 de novembro. Constata-se uma intensa atividade cultural, artística e anuncia-se novos concursos. Nestas reuniões o periódico "Drogazeta" patrocinado pela Drogaria São Paulo, será um promotor de concursos memoráveis (todos os concursos estão arquivados, ano a ano, na biblioteca da UBT - SP.
Enfim o ano de 1980 foi o marco do qual despontou a Seção São Paulo da UBT, tanto no aspecto cultural como no saldo financeiro; este saldo amealhado desde então permitiu à seção abrir uma conta com aplicação no sistema bancário, a qual ainda hoje serve de estrutura às atividades. Num balanço genérico os Trovadores de São Paulo lograram classificação em 80% dos Concursos e Jogos Florais realizados em 1980.
Este ano se fecha com magnífica palestra de Carolina Ramos que expõe as circunstâncias de Luiz Otávio. Mas este tema merece um destaque especial, a seguir...