
![]() |
---|

União Brasileira de Trovadores
Seção São Paulo - SP
"A Trova, acima de tudo, faz amigos!" (Izo Goldman)
PATROCÍNIO À CULTURA
A UBT-Seção São Paulo-SP fez um esforço para obter seu CNPJ e, assim, se credenciar na busca de patrocínio que permitisse desenvolver suas atividades para além do âmbito interno no qual lavrou a TROVA, missão altamente patriótica em prol da Cultura do nosso país. Até aqui, por décadas, vem desempenhando seu mister com recursos de seus próprios meios, diga-se de passagem, escassos, em que pese a generosidade dos seus associados.
Em geral, com honrosas exceções de apoio eventual de algumas prefeituras sensíveis ao movimento, as seções e delegacias de todo o Brasil padecem da falta de apoio e financiamento, problema que afeta a Cultura em geral, no nosso país. Apesar das mudanças em curso para sua maior adaptação, a Lei Rouanet continua em sua concepção equivocada, porque baseada na renúncia fiscal, o que redunda em gasto público indiretamente, e de quebra, divulga o patrocinador. Torna-se assim muito interessante para as empresas, pois é o empresário quem decide o que patrocinar, dando assim, preferência às artes cênicas, musicais e espetaculares, que garantem maior visibilidade.
Ademais, os meandros burocráticos exigidos ao pretendente na busca da autorização para captação são de difícil execução, dificultando a acessibilidade. Falta orientação e a pequena estrutura gerencial desses pretendentes barra pouco democraticamente esse acesso.
O Fundo Nacional de Cultura tem um dos menores orçamentos (trezentos milhões para projetos de todo o país; é pouco!). Ressentimo-nos de uma Política cultural multidimensionada, que contemple as letras tanto quanto busca o espetáculo e a visibilidade.
Atrelada, assim , aos interesses do mercado, parece anular todo o esforço da Trova, da poesia, das Letras em geral. Lutar pelo espaço é tarefa hercúlea. Quem sabe, se utilizássemos nosso poder de pressão na Internet, meio em que atualmente o PRÓ-CULTURA, projeto do Ministério da Cultura está em discussão. Vamos batalhar?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Selma Patti Spinelli compareceu ao Debate organizado pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO no
IS- Museu de Imagem e Som, em 7/06/2011.