
![]() |
---|

União Brasileira de Trovadores
Seção São Paulo - SP
"A Trova, acima de tudo, faz amigos!" (Izo Goldman)
Nono Capítulo
No transcurso de 1987 para 1988, a UBT SÃO PAULO-SP JÁ ALCANÇAA 50º E 51º REUNIÕES.. O LOCAL agora é a Casa de Portugal na AV. Liberdade, Centro, onde ficaria por longo tempo. A Ata será feita pelo novo Secretário, Geraldo P. de Oliveira.Abre-se o ano de 1988 com o mesmo entusiasmo, com presença média de 40 associados, além de convidados e Trovadores de outras seções. Presente também a Diretora do Museu da Literatura, Maria Ignez Sampaio que dá uma força, cedendo também as dependências para reuniões na Casa de Mario de Andrade.Nas reuniões, são comentados resultados de concursos e divulgados concursos em andamento. O grupo faz palestras em bibliotecas; relata o trabalho de agremiação; organiza participações como a da Feira do Livro no Colégio Cervantes. São realizadas Oficinas de Trovas.
Com as demais seções o convívio é constante, decidindo-se que sempre deveria haver um representante de São Paulo nas outras entregas de prêmios.O concurso Relâmpago, modalidade que é julgada na própria reunião causa interesse e participação.A próxima reunião de 1988 será realizada em 30 de abril na Casa de Portugal.Ali esteve presente o sr. Clovis Castelo Branco, Presidente do recém criado grupo de Música e canto-NOSSO CANTINHO( Domitilla e Mario Beltrame fazem parte deste grupo musical; e nas reuniões passa a existir um momento especial- o NADA DE TROVA onde se apresentam números musicais e outras artes e palestras. São distribuídos folhetos do Concurso de Nova Friburgo por envio gentil de Rodolpho Abbud., Presidente daquela seção irmâ.Presentes, ilustres colaboradores e há intercâmbio de notícias com outras delegacias.As reuniões de 28 de maio e 25 de junho de 1988 são fixadas na Casa de Portugal que se firma como endereço das reuniões por longo período.A partir daí as reuniões passam a ser mensais, havendo também as festivas como a celebrada no Clube Português com 86 participantes e com a presença do Presidente do ELOS Clube, Dr.Rui Fernão Motta e Costa; na mesa solene a presença ilustre de Laudo Natel, ex-governador do Estado. Aqui a Trova será altamente reverenciada e o trovador Thalma Tavares será muito aplaudido pela sua palestra sobre Luiz Otávio; assim é comemorado com júbilo o Dia do Trovador -18 de julho, data natalícia de Gilson de Castro, o nosso Luiz Otávio. As reuniões patrocinadas pelo Clube Português e os concursos do Elos Clube sempre acabavam com a celebração do Porto de Honra servido aos presentes com requinte. Verificam-se no ano de 1988 importantes presenças agora agregadas à Trova e a UBT: Sylvia Reis, Presidente do Movimento Poético Nacional; José Gilberto Gaspar que faz um trabalho musicando poemas de Claudio de Cápua, que agora é membro da ubt santista.As poetisas Carmem Otaianno e Colombina enriquecem a seção com suas presenças.Notam-se nos concursos deste ano, o despontar na Trova, de nomes egrégios da poesia como Divenei Boseli e Carmem Otaianno. Visitas ilustram as reuniões; a presença de Carolina Ramos é constante. Algumas trovadoras distribuem mimos: Therezinha Dieguez Brisolla e Yone Quartim brindam os presentes com atenções e gentilezas.
O ambiente se torna festivo e atrativo ampliando o número de participantes. Em novembro o ambiente festivo se justifica mais ainda pela comemoração do aniversário da seção: a festa-reunião se dá no Museu de Literatura e a comemoração desse segundo ano é bastante concorrida .Também se inicia neste segundo ano a eleição para Presidência do biênio seguinte 1989-1990. Thalma Tavares é eleito e trata de compor sua Diretoria.A eleição é prestigiada por Carolina Ramos, Cláudio de Cápua, Maria Ignez Sampaio Esolon Borges dos REIS, JÁ Deputado Federal e associado da seção.. A ilustre poetisa Adelia Victoria Ferreira se agrega à seção permanecendo como associada por longo período.Com ela aproximam-se os poetas da Casa do Poeta Lampião de Gás, cujo presidente Aristóteles Lacerda Jr. Organiza a aproximação.Izo Goldman anuncia que o Deputado e associado Solon Borges dos Reis é responsável pela instituição da Lei Estadual em São Paulo do Dia do Trovador- 18/7 - Thalma Tavares faz uso d palavra e oferece a ROSA da UBT à anfitriã Maria Ignez Sampaio Este espaço também será gentilmente ofertado para a reunião de dezembro quando 60 participantes saudaram a Trova no ano que se encerrava, bem como augurando sorte e realizações para a nova Diretoria assim constituída:
Presidente- Thalma Tavares
Vice-Presidente de Administração- Izo Goldman
Vice-Presidente de Finanças- Cipriano Ferreira Gomes
Vice-Presidente de Cultura- Maria Ignez Sampaio
Vice-Presidente de Relações Públicas- Domitilla Borges Beltrame
São ainda da Diretoria: o Suplente de Vice Presidente-Geraldo Pires Dias; no Conselho Fiscal-Adelia Victória Ferreira, Aurora Pierre Artese e José Gilberto Gaspar.O Conselho tendo como suplentes: Aurea Feres, Marcilio Fernandes e Pedro Ornellas. Para ampliar mais o raio de ações foram criados cargos de assessoria, com Conchita Moutinho de Almeida e Alba Christina Campos Netto. Assim, na 60ºReunião da UBT SÃO Paulo-SP em dezembro de 1988 se dá a transferência da Presidência de Izo Goldman para Thalma Tavares, que anunciou seus planos sob aplausos dos presentes. Um novo biênio se inicia auspiciosamente.