
![]() |
---|

União Brasileira de Trovadores
Seção São Paulo - SP
"A Trova, acima de tudo, faz amigos!" (Izo Goldman)
Primeiro Capítulo
A História da UBT São Paulo passa gloriosamente pela biografia de seus pioneiros.
Ao chegar a São Paulo onde passou a residir, o Trovador Izo Goldman procurou contato com o núcleo existente por motivação das andanças de Luiz Otávio pelo Brasil, formando grupos, delegacias e seções de Trova.
Nesse periodo a situação de São Paulo encontrava-se totalmente desestimulante, reduzida a dois Trovadores, uma pequena delegacia. Após ingentes esforços, foi realizada a primeira Reunião documentada em Ata, reunindo cerca de 20 pessoas presentes. A esta reunião seguiram-se até hoje mensalmente 280 lavradas em ata e publicadas. A Reunião foi realizada em 16/12/1978 à rua Augusta 453, apto 82, residência do Trovador na época. Ambiente alegre, com rodadas de Trovas e entrega de medalhas e diplomas, na qual ficaram acertados os seguintes pontos: a) Anuidade da UBT São Paulo; b) Estrutura e periodicidade do INFORMATIVO que no início era encaminhado apenas aos associados. c) Seria feito um trabalho de divulgação. d) Seria enviado um questionário para que todos avaliassem e fizessem sugestões, ideias da maioria.
No texto da Ata - e todas as Reuniões foram lavradas e se acham registradas no acervo da UBT São Paulo - existem nomes que deixam saudades: os Trovadores Fernando Costa, Paulo Fraletti, Maria Luiza M. Campos, Sara Mariany Kanter.
Na Reunião seguinte a UBT São Paulo passaria de delegacia a seção por obra e arte de seu presidente Izo Goldman - mas isso fica para o próximo "História".
Em tempo... e como escorre o tempo!
Na Galeria de fotos ilustra após 50 anos, o momento em que Izo Goldman preside a entronização da imagem por ele doada, de São Francisco de Assis, padroeiro da Trova no Recanto da Trova, espaço oficial da municipalidade de Nova Friburga, RJ.