top of page

Nada de Trova

Com uma caneta na mão, no Concurso de Trovas de 2007, ele não resistiu e presenteou a Sayury de Jesus Kaneco com essa linda lembrança.

Icones da Trova: Desenhados a bico de pena por Jaime Pina da Silveira os tamanhos originais foram aqui reduzidos.

    Jaime Pina da Silveira, que todos conhecem como Trovador inspirado, sobretudo nas Trovas humorísticas, em que é considerado um dos melhores... é muito mais que isso!
    Poeta de belos Sonetos, contador de "causos" impagáveis, em que a verve mineira é imbatível, nosso Jaime (é nosso sim, da Seção São Paulo) ainda dá vazão ao seu talento nas artes plásticas, campo em que estende a sua habilidade de odontólogo e esteta em Saúde Bucal. Suas capas de livro, suas esculturas, seus retratos "a bico de pena", suas caricaturas estão a merecer um registro especial em foto.

Exposição do Artista que é Personalidade Cultural de Camanducaia, onde foi agraciado e é autor da Letra do Hino da sua cidade.

J.B.Xavier e Domitilla Borges Beltrame

Você é capaz de identificar a técnica empregada nestes trabalhos de arte, a seguir?

A resposta é incrivel !

Trata-se de desenhos a lápis e carvão que estão sendo apresentados na exposição de nosso Trovador J. B. Xavier. Atenção! Não são fotografias; são pinturas feitas pela mão desse artista privilegiado. E assim, com este brilho inauguramos o "Nada de Trova" que pretende mostrar outras facetas de nossos associados. 

Essa você já sabe!

A nossa seção tem muitos cantores também. Verdadeiros artistas, alguns já se apresentaram em grandes espetáculos. Nesta oportunidade queremos destacar a nova dupla recentemente formada que reune Domitilla Borges Beltrame e sua voz de rouxinol e JB Xavier que vocês já conhecem como Artista Plástico. Acontece que o nosso benemérito tem várias facetas artisticas: É renomado poeta. A dupla se apresenta com canções memoráveis entoadas por Domitilla e entremeadas pelas poesias de Xavier. Este espetáculo tem sido apresentado em várias reuniões de Trovadores. Abaixo uma foto de uma apresentação.

Carolina Ramos, Trovadora Icone do Movimento Trovístico, também nos presenteia com sua ampla cultura literária em outros genêros. É mestre no Soneto e na Poesia em todas as formas. Seu Livro Destino, lançado em concorrida noite de autógrafos na cidade de Santos, onde Selma Patti Spinelli, Presidente da UBT Seção São Paulo esteve representando a legião de fãs de Carolina.

Não Haverá Amanhã - Romance histórico de folego escrito durante alguns anos após cuidadosa pesquisa de fatos relacionados aos movimentos entre metrópoles e colônias. Conta a saga do jovem Canterville, herdeiro de Comapanhia de Comércio Ultramarino Inglesa numa aventura marítima de tirar o fôlego rumo à Ilha do Desterro, hoje Florianópolis, onde a epopéia de Domingos Jorge Velho concretizou o sonho bandeirante não sem muitos sacrificios. O texto ambientado em rigoroso estofo histórico não deixa de ser escrito sob o fascínio do romance, garantindo a leveza da leitura. Parabéns a JB Xavier, hoje vice-presidente de cultura da UBT Seção São Paulo - SP e que se destaca também em várias facetas da grande arte de escrever além da Trova.

Regina Helena da Silva é literalmente Nada de Trova. Todos a conhecem como a artesã de nossos brindes maravilhosos. Associada sempre presente às reuniões colabora em tudo que se refira à Trova e à Seção UBT São Paulo - SP. Entretanto Regina nunca fez Trova: acha a Trova tão linda quanto difícil. Por timidez não se "atreve"... como ela mesma explica. Bem, timidez que ela esta enfrentando ao participar do Grupo de Teatro da AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. A peça Roda Viva de Jorge Julião esteve em temporada em outrubro e novembro/2011. Nossa Regina Helena brilhou!!!

​© 2015 por Selma Patti Spinelli.

UBT Seção São Paulo - SP

 

 

Expediente do Informativo: Selma Patti Spinelli,

 

Edição do Site: Selma Patti Spinelli, Tel (11) 5561-2730

bottom of page