top of page

Eis as nove Musas:

 

1 - CALÍOPE - Filha de Zeus e Mnemósine. Calíope é a "voz bela", a mais sábia das nove irmãs. Musa da eloquência e da poesia épica. É a ela que os Poetas se dirigem buscando inspiração. O ar majestoso, a cabeça cingida por um diadema de ouro, indicam sua supremacia entre as demais Musas. Tem nas mãos um estilete, as tábuas e, às vezes, uma trombeta. Segundo alguns autores, é a Mãe de Orfeu. Na UBT de Barra do Piraí, Calíope é representada pela Musa DANIELE DE ALMEIDA SILVA MORENA, desde os primeiros Jogos Florais, em 1990.

 

2 - TERPSÍCORE - "O Prazer". Presidia a dança, os coros dramáticos e a Poesia Lírica. É representada como uma jovem alegre, marcando ao som da lira a cadência dos cantos e da dança. Na UBT de Barra do Piraí, Terpsícore é representada pela jovem bailarina clássica MILENE DE FIGUEIREDO ALVES, desde os II Jogos Florais, em 1991.

 

3 - CLIO - Seu nome deriva da palavra grega "celebrar". Significa "glória e reputação". Ele canta a glória dos guerreiros e as angústias do povo e com isso tornou-se patrona da história. Costumam representá-la sentada, ostentando como atributos a trompa heróica, usada para proclamar os grandes feitos, e uma clepsidra ou uma ampulheta, emblema da ordem cronológica dos acontecimentos. Na UBT de Barra do Piraí, Clio é representada pela jovem CAROLINE CARDOZO DE ALMEIDA, desde 1992, em seus III Jogos Florais.

 

4 - ÉRATO - "A amável". Presidia particularmente a Poesia lìrica. É representada como uma jovem coroada de mirtos e rosas, tendo, na mão esquerda, uma lira, e, na direita, um arco. Na UBT de Barra do Piraí, Érato é vivida por PAULA DA SILVA RAPOSO, desde os seus IV Jogos Florais, em 1993.

 

5 - EUTERPE - Nome que significa "deleite". Musa que presidia a Música, e à qual se atribui a invenção da FLAUTA e de outros instrumentos de sopro. É representada como uma jovem coroada de flores, com uma flauta na mão e rodeada de símbolos musicais. Na UBT de Barra do Piraí, Euterpe é representada pela jovem SÍLVIA HELENA MARIOTINI ALCÂNTARA, desde os seus V Jogos Florais, em 1994.

 

6 - POLÍMNIA - "Muitos hinos, ou muitas memória". Musa que presidia a oratória e o ditirambo. Os seus atributos eram um certo, um loureiro e um rolo de papiro. Polímnia está sendo representada em nossos VI Jogos Florais pela ninfeta CRISTINA MARIOTINI LARANJEIRA, em 1995.

 

7 - MELPÔMENE - "A que diz e canta". Presidia o canto, a harmonia musical e a Tragédia. Uniu-se a Aquelôo e teve as Sereias. Fazia parte do cortejo de Baco. É representada ricamente vestida e calçada de coturnos, símbolo da tragédia. Portava cetro, coroa, punhal e máscara trágica. Na UBT de Barra do Piraí, doravante será representada pela jovem CARLA MARIOTINI LARANJEIRA, em 1995.

 

8 - TALIA - "A que sempre floresce". Presidia a Comédia e a Poesia. Segundo uma versão, uniu-se a Apolo e teve os Coribantes. Era representada na figura de uma jovem alegre, coroada de hera. Portava uma máscara cômica e um cajado. Era uma das três graças. Na UBT de Barra do Piraí, essa Musa é vivida pela ninfeta ROSALINE CARDOZO DE ALMEIDA, doravante.

 

9 - URÂNIA - "A Celeste". Presidia a astronomia e as ciências exatas em geral. Segundo uma versão, uniu-se a Apolo e teve Orfeu, Lino e Himeneu. É representada segurando na mão esquerda um globo, onde desenhava com um compasso a posição dos astros. Urânia está sendo vivida na UBT de Barra de Piraí pela jovem ANA PAULA CARDOSO DE SÁ MARQUES

​© 2015 por Selma Patti Spinelli.

UBT Seção São Paulo - SP

 

 

Expediente do Informativo: Selma Patti Spinelli,

 

Edição do Site: Selma Patti Spinelli, Tel (11) 5561-2730

bottom of page