top of page

Oitavo Capítulo

 

Logo no início de 1987, em 21 de fevereiro, reúne-se a UBT Seção São Paulo. A partir daí vai se consolidando a estrutura das Reuniões com a Rodada de Trovas, comentários e debate aberto para esclarecimentos. O lanche da amizade e o Concurso Relâmpago, mobilizam os Trovadores no intervalo da reunião. Ainda não se cria o espaço Trovador em Foco. Mas se observa que trovadores de outras cidades, algumas seções, além de convidados, povoam o alegre recinto da Casa de Portugal.

 

Mas já na Reunião de Abril, registra-se o Nada de Trova com a apresentação de Associados artistas e poetas da Casa do Poeta de São Paulo. J. Gilberto Gaspar, Suzana, Claudio Lucca, Carlos Pacca.

 

Pela primeira vez é comemorado o aniversário: Mário Beltrame (14 de abril) e se anunciam novos concursos, como o do Eloss Clube, para a Trova.

 

A apresentação de outros números artísticos e musicais agrada a todos e o espaço Nada de Trova se consolida. Em maio a apresentação dos Violões da Professora Maria Lia este  Conjunto Paulista de Violões também contava com o violão da Trovadora Aurora Pìerre Artese. Assim, os próprios Trovadores colaboravam para que a reunião seguisse festiva.

 

Em 18 de julho de 1987, Izo Goldman proferiu palestra sobre Luiz Otávio e sua obra Trovística, praticamente inaugurando o Trovador em foco.A data, também dia de nascimento de Luiz Otávio passaria a ser festejada pela Seção São Paulo em todos os anos. Organiza-se a partir daí, sorteios de livros doados entre os presentes e se anunciam os ganhadores do concurso Poesias da Língua Portuguesa e o Três Flores, Três Trovas, realizados em conjunto com a Casa do Poeta de São Paulo.

 

Em agosto de 1987, na Reunião, anuncia-se que o informativo irá publicar uma Biografia de Mazaroppi, artista- tema do concurso de Taubaté. Muito interessante no Nada de Trova, a apresentação do Dr. Toledo, um médico prejudicado por um acidente e que recorreu à prefeitura com seu pedido de indenização todo feito em Trovas e recebeu a resposta do então prefeito Jânio Quadros, também em Trovas.

As reuniões se encerram com a segunda Rodada de Trovas e sempre o desejo manifesto de voltar aos encontros.

 

A reunião de setembro é primavera. Homenageia-se a Seção Santos da UBT por ter A Rosa, seu jornal mensal chegado ao número 100. Uma exposição de imagens do artista plástico Chico de Araújo, entalhador é anunciada. Menção a São Francisco de Assis, cujas imagens expostas no Centro Cultural de São Paulo, expressa a grande admiração e devoção ao Santo Francisco que é inspiração dos Trovadores.

 

Em outubro de 1987, a Reunião se da no espaço da Pizzaria Zio Luccio. A festa é denominada A Pizza na Trova.

 

O que também irá marcar São Paulo como centro da pizza, que muito agrada os trovadores visitantes. Nesta data de 03 de outubro, receberam um troféu especial, os Trovadores Cipriano Ferreira Gomes e Miguel Russowsky que recebeu uma imagem de São Francisco de Assis. Miguel, eminente Trovador radicado em Santa Catarina, onde durante os anos futuros iria desenvolver um grande trabalho de apoio à Trova e uma obra poética brilhante.

 

Assim, nas duas últimas reuniões de 1987 em 7 de novembro e 5 de dezembro novas figuras proeminentes do meio poético se apresentaram e nos visitaram. O presidente Izo Goldman gravou em vídeo uma Palestra-depoimento para o museu da Literatura, com a presença de Paulo Dantas e Ruth Mota Melo.

 

O ano de 1987 se finda com uma apresentação marcada para 16 de dezembro no Museu da Literatura  Uma Noite de Trovas, complementada por uma Palestra em Trovas sobre Monteiro Lobato, feita pela trovadora Sara Mariany Kanter. A Trovadora Sara como Secretária da Seção registrada até esta data, as reuniões em ATA Oficial, de cuja leitura esses textos estão baseados. A partir de 1988, as assinaturas se revezam com o novo Secretário-Trovador Geraldo P. Oliveira.

​© 2015 por Selma Patti Spinelli.

UBT Seção São Paulo - SP

 

 

Expediente do Informativo: Selma Patti Spinelli,

 

Edição do Site: Selma Patti Spinelli, Tel (11) 5561-2730

bottom of page