
![]() |
---|

União Brasileira de Trovadores
Seção São Paulo - SP
"A Trova, acima de tudo, faz amigos!" (Izo Goldman)
Quinto Capítulo
Em 1981, as reuniões da UBT Seção São Paulo eram realizadas no Instituto de Engenharia, sempre com média de 30 Trovadores.
Em 13 de março, são apresentados novos Trovadores, entre eles, Domitilla Borges Beltrame (que seria mais tarde Presidente da Seção) e Analice Feitoza de Lima, festejada poetisa e agora Trovadora. Os laços com Portugal se ampliam, trocar de informes e concursos. Neste mês, no prédio central dos Correios de São Paulo está sendo realizada uma exposição de Trovas. A seção se prepara para o Concurso Nacional, a realizar no meio do ano uma grande festa no Terraço Itália, quando será lançado o selo do Dia do Trovador 18 de julho, pelos Correios e Telégrafos do Brasil. O desenho foi concepção do Trovador Ney Damasceno.
Em 16 de maio, volta o grupo a reunir-se desta vez com pauta de estudos, reunindo dados pesquisados pelos Trovadores sobe o movimento Trovadesco medieval e raízes da atual Trova Moderna.
O Trovador Cipriano Ferreira Gomes informou sobre os concursos em andamento, discutiu-se o uso de pseudônimos e se discutiu os prós e contras desse sistema, prenunciando o futuro formato do atual sistema de envelopes que ainda não ficara de pleno uso. Anunciam-se os preparativos do Concurso que virá a ser realizado.
Finalmente a Tarde da Trova 1981 é realizada no Terraço Itália, com a presença de 68 pessoas. Foram lançadas do Edifício que é dos mais altos de São Paulo, cerca de 2.000 Trovas, impressas em tira de papel colorido. O acontecimento ficou registrado como Chuva de Trovas Coloridas. Exatamente no dia 18 de julho Dia do Trovador.
Foi oficialmente lançado o selo do Correios, durante o chá, fez-se um concurso momentâneo entre os presentes e assim foi introduzido nas reuniões, o famoso Concurso Relâmpalo. A cobertura na Imprensa escrita, falada e televisionada, pela FOLHA, Diário Popular, ESTADO DE S. PAULO, e Televisão Bandeirantes, Canal 13 de S. Paulo.