
![]() |
---|

União Brasileira de Trovadores
Seção São Paulo - SP
"A Trova, acima de tudo, faz amigos!" (Izo Goldman)
Déc. Segundo Capítulo
Em 13 de fevereiro de 1993, dá-se a 102ª Reunião Mensal da UBT São Paulo − SP, consolidando o recinto de referência: a Casa de Portugal. O Presidente Thalma leu a Oração de São Francisco, prática que passou a ser adotada na abertura de todas as Reuniões da UBT São Paulo a partir desta 102ª reunião. Izo Goldman comentou os concursos em andamento e Domitilla coordenou a Rodada de Trovas. Houve o “Nada de Trovas”, em que Zaé Junior trouxe o palestrante José Luiz Werccezi, muito aplaudido. Nesta reunião, os premiados do Concurso Relâmpago foram: Novos − a Vencedora foi Néa Simões e Menções Honrosas para Antonio Roque, Geraldo P. O. e Walter Rossi. Entre os Veteranos, o Vencedor foi Zaé Junior, e Menções Honrosas para Divenei, Marilucia e Pedro Ornelhas. Nesta reunião anunciou-se Maria Izabel Labruciano para Delegada de São Caetano do Sul. Foram ainda entregues os Troféus dos que se destacaram no ano anterior: Troféu “Durval Mendonça” ao campeão de pontuação entre Trovadores, Pedro Orvellas. Troféu “Mario Peixoto” à Trovadora que obteve o maior número de pontos entre as Trovadoras: Maria Bruna. Troféu ”Vasques Filho”, destinado a quem mais tenha trabalhado pela Trova: Domingos Freire Cardoso. Nesta Reunião, Walter Rossi entregou o LP Prece à árvore a vários associados.
Na 103ª Reunião, 20 de março de 1993, com 37 associados, 1 Trovador visitante e 6 convidados, o Presidente Thalma inova convidando um dos membros da Diretoria para fazer parte da mesa. A Trovadora Domitilla leu a Oração de São Francisco e Izo Goldman fez comentários dos Concursos. Houve Rodada de Trovas e Palestra no “Nada de Trova”, em que a farmacêutica Sara Mariany Kanter discorreu sobre “Medicamentos”, tendo recebido como lembrança uma pirogravura de Mario Beltrame. O Presidente cumprimentou Adelia Victoria Ferreira por sua premiação no Concurso de Poesia de Guarulhos − SP. Foram então anunciados os premiados do Concurso Relâmpago: Novos − Vencedora Sylvia Reis (Presidente do Movimento Poético Nacional e agora também nova associada da Trova). As Menções Honrosas para A. Caruso, Glorinha e Neli Lonsardide A. Barros. Continuando entre os Veteranos: Vencedora − Marina Bruna, e Menções Honrosas para Alba Christina, Marilucia e Pedro Ornellas. Izo Goldman esclareceu e ratificou os regulamentos dos Concursos. O Presidente Thalma convidou a todos para a Festa de Entrega em São João da Boa Vista. O visitante José Antonio César, Presidente da Associação de Compositores de Música Sertaneja, pediu a palavra, saudando a todos.
Novamente, a 17 de abril de 1993 compareceram os Trovadores para a 104ª Reunião. Como de praxe, houve a Composição da Mesa e a leitura da Oração de São Francisco. O Trovador Izo Goldman comentou em detalhes, os Concursos da UBT São Paulo: Interno, Humorístico e agora mais o Concurso Informativo. No “Nada de Trova”, Domitilla apresentou o violinista virtuoso Francisco Araújo, que recebeu um pequeno violão artesanal do Trovador Anteno Caruso. A vencedora do Concurso Relâmpago − Novos foi Joana Maria, e Menções Honrosas para Glorinha, Néa Simões e Therezinha Elias; Veteranos − Vencedora Adelia Victoria, e Menções Honrosas para Alba Christina, Darly e Thalma. Nesta Reunião foram distribuídos livretos do Concurso de São João da Boa Vista. (Os que não poderiam comparecer às Festividades, receberam os prêmios na Reunião).
Em 15 de maio, a 105ª Reunião reuniu contou com 57 participantes. Com a pauta de praxe, o “Nada de Trova”, apresentado por Carmem Ottaiano, foi musical, com a apresentação do Conjunto de Violões Paulicéia. Izo Goldman comentou o Concurso da Seção UBT Porto Alegre − RS que entrega o Troféu “Lilinha Fernandes” ao Trovador mais pontual nos Concursos Nacionais. No Concurso Relâmpago foram premiados, entre os Novos: Yvonne C. Branco, por exceção do Presidente Thalma, pois a Trova não estava datilografada em meia folha de papel ofício, conforme regulamentado na Reunião anterior, e as Menções Honrosas foram para Joaquim Garcia Lopes, Marcilio e Walter Rossi. Entre os Veteranos − Vencedora Marina Bruna, e Menções Honrosas para Carmem Ottaiano, Deires Hohmann e Zaé Junior.
Na 106ª Reunião de 19 de julho de 1993, Izo Goldman apresentou Trovas de Bento Soares e Durval Mendonça, Trovadores cegos, e introduziu o “Nada de Trova” com Nice Dias de Barros, que veio falar sobre o “Alfabeto Braile”. Após as nomeações das comissões julgadores do Concurso Relâmpago, o Lanche da Amizade teve um bolo ofertado pelos aniversariantes do mês e comemoração junina. Após, foram anunciados os ganhadores. Novos − Vencedora foi Carmem Ottaiano, e Menções Honrosas para Joana Maria, Verccezi e Walter Rossi. Entre os Veteranos, a Vencedora foi Carmem Ottaiano, e Menções Honrosas para Maria Reginalo, Marilucia e Zaé Junior. Nesta Reunião foi anunciada a nomeanação do Concurso Destaque do Ano: Troféu “Nydia Iaggi Martins”. Convocação para a Reunião de 17 de julho que será especial, com entrega de prêmios do Concurso Interno, Concurso Humorístico e Informativo.
Esta 107ª Reunião foi especialmente festiva, tendo 45 associados, 9 Trovadores Visitantes e 16 convidados. Izo Goldman fez a leitura de todas as Trovas premiadas, inclusive a dos Trovadores de Portugal. Os ilustres Trovadores visitantes Mildes Campanário e Milton Nunes Loureiro entregaram os Troféus aos premiados. Dessa vez, o “Tudo de Trova” trouxe uma entrevista de Luiz Otavio, fundador do movimento Trovístico. Neste ambiente festivo, o resultado do Concurso Relâmpago: Veteranos − Vencedor Thalma, e Menções Honrosas para Alba Christina, Divenei e Domitilla. Novos − Vencedora Yvonne C. Branco, e Menções Honrosas para Elza Ramos de Amaral, Manoel Menendez e Nely Lombardi de Barros. A entrega de prêmios aos Vencedores do Concurso Informativo (Assinantes) foi feita pelos Diretores da UBT São Paulo − SP, tendo usado da palavra Milton Nunes Loureiro e Caroline Ramos.
Em 21 de agosto, a 108ª Reunião voltou a reunir grande número de participantes, 57 presenças. Marina Bruna apresentou o “Nada de Trova” com o violinista Francisco José, seu filho, muito aplaudido. Várias livretos de concursos foram distribuídos. Os Trovadores que estiveram nas Festas de Entrega trouxeram os troféus, diplomas e livretos; os que não puderam estar presentes receberam por ocasião da Reunião. Assim, iniciou-se uma praxe: Darly, Marilucia e Adélia, além de Dorival Coutinho, que trouxeram os materiais, tendo sido representantes da Seção. Após o Lanche da Amizade, o Presidente Thalma anunciou o resultado do Concurso Relâmpago: Novos − Vencedora Elza A. Amaral, e Menções Honrosas para Glorinha Joana Maria e Marcia Malheiros. Entre os Veteranos, o Vencedor foi Dorival Coutinho, e Menções Honrosas para Deires H., Domitilla Beltrame e João Elias dos Santos. Fato importante: a Trovadora Adélia anunciou e convidou para o “Dia da Árvore” uma celebração junto à Praça da Árvore, no Jabaquara, solenidade organizada por Walter Rossi do Movimento Poético Nacional e da Casa do Poeta. Vários Trovadores compareceram e, ao ar livre, recitaram lindas Trovas.
A 109ª Reunião em 11 de setembro de 1993 trouxe o tenor Sergio Paulo Senger no “Nada de Trova”. Seguiu-se a pauta de praxe, com os premiados do Concurso Relâmpago, a saber: Novos − Vencedor Marcilio, e Menções Honrosas para Yvonne e Nely. Entre os Veteranos − Vencedora Divinei, e Menções Honrosas para Domitilla Beltrame, Giva e Zaé Junior. Em Reunião simples, todos apreciaram o Troféu que é ofertado pelo ganhador do Relâmpago do mês anterior relativo ao tema sugerido pelos Vencedores. Alguns muito interessantes e criativos, todos muito desejados!
O ano de 1993 está transcorrendo com muito interesse e entusiasmo. Em 2 de outubro, a Reunião se dedica a comemorar o Dia de São Francisco de Assis, o Padroeiro dos Trovadores. Izo Goldman explicou o significado desta oferenda. Também introduziu a “Caixa de Sugestões” e o “Cartão da UBT”, aproveitando a ideia da UBT Juiz de Fora − MG. A Reunião teve a presença de Diretores da Casa de Portugal: Prof. Yara Marinho de Andrade, José Verdasca dos Santos, Dr. José Peralta e Mario Rocha. Foram ofertados o livro A Casa de Portugal e a Comunidade de José Verdasca dos Santos e o origami “Ninho”, lembrança de Lena das Lobradeiras, artista presente à reunião. O Trovador Zaé Junior apresentou palestra “As Trovas também voam”. A Reunião−recepção foi encerrada com o já tradicional Posto de Honra da Casa de Portugal. (Não foi registrado o resultado do Concurso Relâmpago.)
Em 6 de novembro, a 111ª Reunião teve presença máxima, 73 pessoas, contando com os convidados do Coral Natura, trazido por Carmem Ottaiano. Em ambiente festivo e musical, cumprida a pauta de praxe, os ganhadores do Concurso Relâmpago foram: Novos − Vencedora Néa Simões, e Menções Honrosas para Joana Maria, J. Verccezi e Yvonne C. Branco. Veteranos − Vencedor Rogério Taveira Ramos, e Menções Honrosas para Darly, Maria Reginato e Thalma T.
Finalmente, em 11 de dezembro, a 112ª Reunião comemora o fim de 1993 como ano de muitos prêmios e realizações. Nesta oportunidade, no “Nada de Trova” foi apresentado um Presépio em dobraduras, da artista plástica Lena, que ensinou aos presentes como fazer um Papai Noel. Foram entregues diversos Troféus e os Diplomas dos que não puderam viajar; e também os premiados do Concurso de Clube Paineiras; Vencedores Divinei, Giva e Nely Lombardi. No Concurso Relâmpago foram agraciados: Novos − Vencedora Yvonne, e Menções Honrosas para Sylvia, Walter Rossi e Marcia Malheiros; Veteranos − Vencedora Darly, e Menções Honrosas para Divinei, Marina Bruna e Zaé Junior.
Saudando a todos e desejando um Feliz Natal e próspero Ano Novo, o Presidente Thalma encerrou a Reunião.
Em 5 de fevereiro de 1994 tem início a 113ª Reunião da UBT São Paulo − SP. Conta com 42 associados presentes, mais 3 Trovadores de outras cidades e 14 convidados, 59 participantes. No “Tudo de Trova”, o Presidente Thalma e Izo Goldman deram ciência do que será feito na UBT São Paulo neste ano de 1994. Os Concursos Interno, Humorístico e Informativo; o Concurso Elo’s Clube de São Paulo; do Paineiras do Morumbi; do E.C. Pinheiros e o da Casa de Portugal. A Seção passa agora a organizar 8 Concursos anuais junto a outras Seções do Brasil e de Portugal. Nesta Reunião foi aprovado pelos presentes o uso de palavras derivadas de temas propostos no Concurso Relâmpago. Também se aprovou que fossem feitas e explicadas correções de Trovas não classificadas para esclarecimento e aprendizado de todos. Foram colocados à venda o livro de haicais de Teruko Oda e trabalhos de pirogravura de Mario Beltrame. Solicitou-se a Marina Bruna que fizesse entrega do Troféu “Fabio Noronha” a Yvonne L. Castelo Branco, que obteve o maior número de pontos no Concurso Relâmpago passado, assim como o Trovador Izo Goldman fez a entrega do Troféu “Celio Grunewald” a Pedro Ornellas, vencedor do total de pontos. O Presidente Thalma entrega à Trovadora Ercy M.M. de Faria, da UBT Bauru, o Troféu “Nydia Iaggi Martins” por seu trabalho pela Trova e pela UBT. Como sempre, fevereiro é o mês das premiações anuais, campeões e destaques. Mas também reinicia o Relâmpago; Novos − Vencedora Sylvia Reis, e Menções Honrosas para Joana Maria, Marcilio e Wilson de Oliveira Jaza. Veteranos − Vencedor Zaé Junior, e Menções Honrosas para Aurora P.A., Divinei e Cecília Amaral Cardoso. Como de praxe, segue-se a pauta. Em 12 de março voltaram os Trovadores a se reunir na 114ª Reunião. Conforme o programado o “Nada de Trova” trouxe a psicóloga Amalia Silva de Amorim, que discorreu sobre a AIDS. Voltam a ser vendidos os trabalhos de Mario Beltrame e Teruko Oda, sendo que parte do valor apurado é ofertado à Seção. Nesta reunião de março, o Trovador, atendendo à sugestão, comentou as Trovas concorrentes do Concurso passado, respondendo as dúvidas dos presentes. O Concurso Relâmpago trouxe os seguintes resultados: Novos − Vencedor Heron Patrício, e as Menções Honrosas para Dulce Auriemo, Lothar Bazanello e Yvonne C. B. Veteranos − Vencedora Marina Bruna, e Menções Honrosas para Marina Reginato, Marilucia e Thalma.
Em 9 de abril a 115ª Reunião de 1994 contou com 45 associados, 3 Trovadores visitantes e 16 convidados. Thalma saudou os presentes e convidou para a Mesa a Trovadora Marisol da UBT Teresópolis − RJ. O “Tudo de Trova” agora tem as orientações solicitadas sobre as Trovas do Concurso Relâmpago. Anuncia-se para breve uma Oficina de Trovas. Após o Lanche, os premiados do Concurso Relâmpago: Novos – Vencedor Lothar e Menções Honrosas Joana Maria, Sylvia Reis e Maria Helena Calazam M. Duarte. Veteranos – Vencedora Marilucia, e as Menções Honrosas para Maria Reginato, Pedro O. e Zaé Junior. Em ocasiões especiais a Rodada de Trovas homenageia um autor. Nesta Reunião, a Trovadora Marisol foi agraciada.
Seguem-se as Reuniões em 1994, a de 21 de maio, cumprindo a pauta de praxe. O “Nada de Trova” traz Roberto Saito para discorrer sobre o Haicai, cujo interesse é cada vez maior entre os associados. Como sempre após o Lanche o Concurso Relâmpago foi anunciado: Novos – Vencedora Joana Maria, e Menções Honrosas para Maria Helena C.M. Duarte, Manoel Menendez e Sylvia. Veteranos – Vencedora Alba Christina, e Menções Honrosas para Adélia Victória, Heron Patrício e Izo Goldman (o Trovador Heron pertence à Velha Guarda da Trova; veio de Minas Gerais para São Paulo, onde se iniciou como Novo na Seção e logo foi promovido a Veterano, pelo regimento). Ao final, avisos importantes, distribuição de brindes e livros, sendo que Marina Bruna colocou à venda seu livro Cintilações e revertendo toda a renda à Seção UBT São Paulo.
Registro do Livro de Atas N. 1
UBT São Paulo, de 16/12/78 a 21/05/94