
![]() |
---|

União Brasileira de Trovadores
Seção São Paulo - SP
"A Trova, acima de tudo, faz amigos!" (Izo Goldman)
A TROVA: Uma definição
Izo Goldman
Se procurarmos nos dicionários algumas palavras, encontraremos, por exemplo, no dicionário escolar da língua portuguesa:
Trova Composição lírica, ligeira e de caráter popular; canção, cantiga ou quadra popular.
Trovar Fazer ou cantar Trovas; poetar; exprimir em cantigas.
Trovador Poeta da langue DOC que cultuava a poesia lírica nos séculos XI a XIV; diz-se dos poetas portugueses que nessa época, imitavam a poesia provençal. Cantor, seresteiro.
Troveiro Poeta da langue DOIL que cultivava a poesia lírica medieval, especialmente na França, do século XI ao século XIV.
Se formos ao mestre Aurélio Buarque de Holanda encontraremos o seguinte:
Trova Exatamente a mesma definição do Dicionário anterior.
Trovar Exatamente a mesma definição do Dicionário anterior.
Trovador Designação dos poetas líricos dos séculos XII e XIII que se expressavam na chamada langue DOC falada no sul da França, especialmente na Provença. Designação dos poetas líricos portugueses que nos últimos séculos da Idade Média seguiam o estilo dos poetas provençais. Designação comum aos poetas da Idade Média a partir do século XI. Na Idade Média, poeta ambulante que cantava seus poemas ao som de instrumentos musicais menestrel, poeta, vate.
Troveiro Designação comum aos poetas do norte da França autores de poemas líricos ou narrativos na chamada langue DOIL e que floresceram nos séculos XI a XIII. Aquele que Trova ou faz Trovas. Trovador, Trovista.
Com todas essas definições, muito provavelmente, não chegamos a lugar algum e, apenas uma leve indicação quando procuramos Quadra Popular nos indica o caminho do que é a Trova e o que atualmente ela representa na literatura portuguesa. Na verdade o termo Trova, do francês trouber (achar) nos indica que, os Trovadores deveriam achar os motivos de suas canções; mas quais seriam as verdadeiras origens dos modernos Trovadores e da Trova atual? Seriam, realmente os menestréis da Idade Média? Seriam, realmente as Canções de Gesta, as Canções de Amigo ou, quem sabe, as Canções de Escárnio ou Mal Dizer?
Se repetirmos, hoje a famosa:
Ay flores do verde pinho,
Ay flores do verde ramo,
Se sabedes novas de meu amigo,
Ay Deus, e u é?
Estaríamos nos referindo à origem da Trova como é feita hoje?
[ Continua... ]
Izo Goldman, Trovador expressão máxima da Trova e do Movimento Trovistico. É autor dos textos da "Oficina de Trova" e realiza oficinas educativas sobre a Trova.